sábado, 1 de agosto de 2015

Araújo & Sobrinho - a saudade



Hoje quase morri!!!!! ….. de saudades!

Desci a Rua das Flores com o espírito de “primeira vez” a sentir a magia do lugar e com uma certa nostalgia olhei cada canto e recanto, fotografei detalhes, senti o pulsar do coração, lembrei as subidas e descidas rua acima, rua abaixo, na altura estreita e sempre movimentada, uma rua velha e sombria de passeios estreitos em que as pessoas se acotovelavam ao passarem. 

Uma rua com cheiro a velhice, a histórias, muitas histórias, algumas seculares já que ali, em tempos, foi o centro do Porto.

Algum comércio “tradicional” ainda se mantêm, outras fecharam e ainda outras deram lugar a espaços de lazer de muito bom gosto.



Aqui tomava o café todos os dias de manhã, na altura e estou a situar-me há mais ou menos 35 anos atrás, era um tipo “leitaria” grosseira e rústica que mais para a tarde se tornava numa “tasca” típica da própria zona, e lá continuei o passeio sempre a espreitar e a cheirar como se as memórias tivessem cheiro… mas as minhas têm! … 

Depois da Igreja da Misericórdia lá cheguei ao Largo de S. Domingos, edifícios recuperados mas com actividades diferentes, a “Casa Lino” à direita ainda com o mesmo traço (até os azulejos interiores, são os mesmos) e em frente, mesmo ali à minha frente, e já com a lagrimita no olho o “Araújo & Sobrinho”.

Fiquei um bocado parada, em silêncio a olhar a varanda que na altura foi o meu gabinete….


Entrei na loja e aí é que todas as emoções e memórias entraram em conflito e o coração disparou.

Meu Deus aquele mobiliário os quadros de família as “relíquias” devidamente expostas, a história de uma família que dignificou o seu nome mantendo o espaço e não se deixou acabar na própria história da cidade do Porto.

Por instantes passaram à minha frente os dia que lá passei, como fui bem recebida à chegada e como os restantes anos foram memoráveis e em crescimento, com muitas alegrias, algumas tristezas, quase não tenho contacto com ninguém mas muitos ficaram no meu coração e de quem não esqueço!

Sempre fui muito acarinhada por todos, desde presentes anónimos a miminhos dos colegas e tantas, tantas histórias e partidas divertidas!!!... e a Ribeira ali tão perto!



E quando chegou a despedida recebi esta carta lavadas em lágrimas com a perfeita noção de que foram uns dos melhores anos da minha vida! …. 



Nunca me vou esquecer e tenho pena de ter memória fraca!





FIM!



(Esta foto foi no jantar dos 150 anos do A&S - Mai Britt, eu, Helena, Laurinda, Emilia)







1 comentário:

  1. Especial Araujo & Sobrinho
    on+zecruz official spain - music and audio
    Página: http://www.facebook.com/pages/zecruz/203406988972
    Cronologia: http://www.facebook.com/jose.silvacruz
    Twitter: https://twitter.com/jossilcru
    +zecruz comprometido contigo
    GOSTO MUITO, AQUI TUDO É MUITO BONITO, MUITO OBRIGADO.

    ResponderEliminar