quarta-feira, 24 de junho de 2015

Este meu olhar sobre a cidade!


Era capaz de ficar horas a contemplar esta cidade!



Com o som do acordar da manhã e em silêncio ao anoitecer quando o céu fica com aquela penumbra e o sol se põe lá longe ao pé do mar.

Cada rua, cada esquina, cada casa com um segredo, uma história….

Tenho pena que muitos lugares tenham sido abandonados mas mesmo esses adoro!

Tenho pena que tenham cortado árvores, vendido a calçada portuguesa e descaracterizado alguns espaços com modernices inadequadas e noutros ainda, não tenham feito mesmo nada!


Sim, tenho pena disto tudo mas continuo a gostar de cada canto de cada azulejo de cada porta e janela de cada edifício imponente e majestoso, de cada árvore, de cada jardim….

O que esconde esta cidade?!

Onde está esta magia que me faz sorrir em cada passo dado, que me faz arregalar os olhos a tentar não esquecer o que vejo.

Passar na Brasileira e imaginar as tertúlias dos poetas e intelectuais, passar na Cadeia da Relação e sentir a paixão de Camilo Castelo Branco, passar na estação de São Bento e o não conseguir ver nada com o fumo dos comboios a vapor cheios de passageiros e recoveiros e pequenos animais à mistura…

Saudosista! Nostálgica! sim sou, talvez porque durante mais de 20 anos a zona mais típica da cidade, a Ribeira, fez parte da minha vida (profissional).


Quem trabalhou (ou viveu) na Ribeira nunca mais volta a ser a mesma pessoa, toda a cidade e a sua cultura é vista com outros olhos e é com muita pena que não conheço tudo desta cidade virada para o rio, para o mar, com uma luz de ouro ao entardecer!


Mas gosto de tudo o que actualmente me propõe e chega ao verão e sinto-me turista na minha cidade com identidade que preserva as suas tradições e valores.

Adoro este Porto.... de abrigo!




Sem comentários:

Enviar um comentário